Yoga Emagrece?

E você nosso leitor, o que acha? Yoga Emagrecer mesmo? 

Comecei a conversar aqui no site Como Emagrecer Saudável sobre o assunto mente obesa em um outro artigo denominado Combatendo a mente obesa, a gula e os maus hábitos, onde prometi escrever sobre assuntos ligados a emagrecimento como Remédio para emagrecer – Sibutramina, Dieta do Suco Verde e Dicas para emagrecer sem dieta (que irei escrever aqui!). Naquela época comentei com vocês que costumo respirar fundo para acalmar a ansiedade, e hoje quero entrar mais nesse assunto, vamos lá?

Antes de iniciar quero explicar que mesmo que eu tenha esse lance meio new age as vezes, de falar de mantras e coisas assim meus artigos não tem nada ligado à religião. Eu gosto de terapias alternativas, de medicina natural e de ervas, mas repito: Nada a ver com religião, afinal nosso foco aqui no site é: Emagrecer Saudável.

Yoga Emagrece?

Estou falando isso porque quero comentar de onde tirei essa história de respirar para emagrecer: foi de um livro de Yoga. Não que eles usem o ato de respirar com esse propósito, mas…bom, segue lendo que a gente chega lá!

Na Yoga, eles dizem que a respiração é importante para controlar a ansiedade. E não são só os praticantes de Yoga que falam sobre a importância desse ato tão natural…Pensem que os médicos ensinam as mulheres grávidas a respirar corretamente durante o parto, os cantores tratam de respirar bem para cantar melhor, as atrizes fazem aulas de como respirar corretamente e um monte de exemplos mais. Mas voltemos a nosso caso.

Yoga Emagrece? Chegando até a raiz do problema

O fato foi que pensei em uma coisa: A maior parte das vezes que assalto a geladeira é por um desses motivos:

  • Não tenho nada para fazer
  • Tenho muito o que fazer
  • Estou chateada e quero doce
  • Estou feliz, e quero doce
  • Sinto um certo vazio e acho que é fome

Bom, quem sabe vocês possam listar mais motivos. O caso é que eu continuei pensando e pensando e descobri que quase nunca tenho fome de verdade! Muitas vezes como…e nem sei porquê!

Essa é a tal da ansiedade. Mais uma vez, sua mente obesa jogando contra você! Nesses momentos é onde a respiração deve nos ajudar.

A técnica é fácil e em cinco ou dez minutos você vai ver como fica mais fácil controlar essa compulsão por comer (é, é uma compulsão sim…falaremos disso em outro momento).

Yoga Emagrece? Respira, Inspira, não come!

Não se atreva a abrir a geladeira, nem a gaveta dos chocolates! (é, eu tinha uma, bem no criado mudo!)

No momento que sentir vontade de comer algo, faça o seguinte:

Sente-se em uma posição confortável, e em um lugar calmo. Pode até ser o banheiro do escritório!

Se espreguice beeeem gostoso, e coloque uma mão na altura da boca do estômago. Então, comece a respirar pelo nariz, encha seus pulmões de ar até onde der. Force um pouco!

Segure o ar enquanto conta devagar até cinco. Agora, lentamente, solte o ar pela boca. Pronto.

Repita a operação pelo menos 10 vezes.

Costumo também usar minha palavra de controle, que na verdade são três: dia de sol. Enquanto vou respirando, repito dentro da minha cabeça “dia de sol, dia de sol, dia de sol…” E consigo excelentes resultados. Tenta, vai!

Algumas vezes, especialmente no começo, você pode perder para sua mente obesa. Mas, acredite, com o tempo e a prática, você vai conseguir se controlar.

Yoga Emagrece? Desafio

Li uma vez, nem lembro onde, que se você fizer a mesma coisa durante 30 dias seguidos, consegue que isso se torne um hábito. Te desafio a postar na nossa página do Facebook a seguinte frase: “Desafio Aceito do site Como Emagrecer Saudável”.

Daqui a 30 dias, voltamos a conversar, ok?

Enquanto isto, porque você não dá uma lida em outros artigos de sucesso do nosso site?

Beijocas e até logo!

“Image courtesy of marin / FreeDigitalPhotos.net”.