Sauna para Emagrecer

Como utilizar a sauna para emagrecer e transpirar muito? 

A utilização da sauna é uma prática bem antiga de séculos passados e que, através dos diversos benefícios que proporciona à saúde como diminuição e alivio de tensões no corpo, aumento da circulação de sangue, também pode ajudar você a emagrecer de forma saudável, eliminando inclusive as toxinas do organismo e até mesmo rejuvenescendo! Fantástico, não?

A utilização da sauna com intuito de emagrecer vem desde a época de reis e rainhas, onde os mesmos passavam horas e horas em seus banhos quentíssimos com intuito de transpirar muito, pois eles acreditavam que o ato de suar muito os tornava mais jovens pois retirava as impurezas de seus corpos e que também ajudava a desmanchar as gorduras localizadas que então seriam expelidas pela urina!

Na verdade, nós emagrecemos porque quando se eleva a temperatura do corpo para 37º C até 39º C, o calor faz com que se transpire muito influenciando no nosso metabolismo interno, acelerando e forçando uma oxigenação maior na circulação do sangue pelo corpo.

Sauna para emagrecer é possível?

Todos os órgãos são beneficiados com a prática da sauna. Mas o principal benefícios de fazer sauna é o emagrecimento e a perda de toxinas através do ato de suor muito. A sauna é tão completa que ainda permite que a pessoa relaxe durante todo o processo, descontraindo a musculatura e aliviando a tensão em pontos estratégicos do nosso corpo.

É preciso entender a sauna como um processo, de aquecimento e resfriamento. As duas etapas são importantes. O resfriamento repentino irá promover ainda mais a circulação e contrição das veias, acelerando o fluxo sanguíneo. Pode não parecer, mas o choque de temperatura, neste caso, é muito benéfico e fará você transpirar muito e nesse caso acelerar ainda mais os efeitos.

Há quem diga que a prática da sauna para emagrecer no Brasil não seja adequada, pelo fato do país possuir predominantemente o clima tropical. A prática da sauna surgiu nos países escandinavos, principalmente da Finlândia, cujo clima é bastante frio e por isso se popularizou. Desta forma, o que chamamos de banho de higienização (banho frio antes da sauna) ajuda a preparar o corpo para as alterações de temperatura.

A sauna quando feita para emagrecer ou somente para alivio de tensão não deve ultrapassar o período de 20 minutos. Ao exceder este limite, diversas reações não desejadas podem ser frequentes, desde inchaços, fadiga e sonolência, a crises de taquicardia e aumento da pressão.

Por que utilizar a sauna para emagrecer

Pode-se dizer que a prática da sauna emagrece de forma cadenciada, mas perceptível. A temperatura máxima de uma sauna deve ser de 75º C – não mais que isso. O tempo de exposição ao calor deve ser de até 20 minutos para uma pessoa adulta não sendo indicado para crianças pois com a sauna elas desidratam muito rápido. É possível suar muito e através da transpiração perder mais de meio litro de líquido de toxinas em uma única sessão.

Pode-se fazer sauna todos os dias ou em dias intercalados, sendo o ideal que se faça apenas uma vez na semana. No verão brasileiro, contudo, é preciso avaliar as condições do corpo antes de cada sessão, ok?

É preciso também ter cuidado com a desidratação, que pode ser sentida por diversos sintomas, como problemas de visão e audição, sonolência e fadiga, taquicardia, câimbras, entre outros.

Benefícios de fazer sauna

A sauna possui diversos benefícios além do emagrecimento. Confira algumas destas vantagens:

→ Combate efetivamente o estresse, a fadiga e anorexia em pessoas saudáveis.
→ Abre os poros de modo que permite uma limpeza de pele mais efetiva.
→ Melhora a situação da artrose e reumatismos.
→ Tonifica os músculos e melhora os problemas musculares crônicos.
→ Melhora a condição de hipertensos, melhorando também a função renal.
→ Combate os efeitos do sedentarismo, promovendo as funções cardíacas, a ativação circulatória de todo o corpo.
→ Promove o relaxamento, beneficiando o sistema nervoso central.
→ É ótima para problemas respiratórios, como rinites, bronquites e sinusites crônicas. Muitas vezes, melhora as condições alérgicas, pois dilata os brônquios e as vias nasais.

Contraindicações a utilização da sauna para emagrecer

A prática da sauna também possui algumas contraindicações. Nestes casos, o ideal é evitá-la ou ainda buscar orientação médica. As contraindicações são: obesidade severa, edemas crônicos, câncer pré-existente, enfisema, desnutrição (anemia, anorexia, desidratação), problemas vasculares de todos os tipos, doenças infecciosas, cardioangiopatias, trombose coronária, período menstrual e gravidez, hipertensos graves e pacientes renais.

Passo a Passo para o uso da sauna emagrecer

Para utilização da sauna para emagrecer é preciso seguir um passo a passo que ajuda a perder peso e a desintoxicar o organismo:

→ Confira se a temperatura está no máximo em 75º C, ou média entre 60 e 65º C (preferencialmente).
→ É preciso tomar um banho higienizante, de preferência morno, com sabonete e tudo mais. Lave também os cabelos.
→ Faça sauna de 10 ou 20 minutos – nunca mais que este limite.
→ Ao sentir-se mal ou com sono repentino, suspenda o processo.
→ Logo após a sauna, tome um banho de chuveiro frio de 30 a 80 segundos.
→ Você pode também tomar um banho de piscina fria de até 3 minutos, para ativar a movimentação do corpo, pois é contraindicado permanecer parado após a sauna.
→ Relaxe por 15 a 30 minutos.
→ Não deixe de beber sucos desintoxicantes e água pura nas horas seguintes. Prefira também um cardápio mais leve. Evite medicações muito pesadas após este período.

Uma sauna menos agressiva também pode promover o emagrecimento e perda de líquidos sendo esses benefícios importantes. Desta forma, confira o passo a passo para realização de uma sauna deste modo:

→ Confira se a temperatura está em torno de 45º C e 50º C.
→ Tome um banho de chuveiro morno, com sabonete e xampu.
→ Faça sauna de 10 a 20 minutos – não mais que isso.
→ Tome um banho de chuveiro morno, por 60 segundos – não há a necessidade de banho frio neste caso.
→ Não use piscina ou qualquer outro contraste frio.
→ Relaxe por 20 a 30 minutos, mas cuide para não pegar no sono.
→ Realize uma ducha morna por 3 minutos.
→ Relaxe por mais 30 minutos.