Que Tipo de Gordura Faz Mal Para Saúde?

Você sabia que existem gorduras vilãs mas também existem as que são benéficas para o organismo?

Quando estamos comprando nossos alimentos no supermercado encontramos inúmeras informações sobre a fabricação, valores energéticos, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, sempre ficamos na dúvida de quais gorduras são benéficas e quais são maléficas para a nossa saúde. Pensando nisso preparei uma lista completa de gorduras, onde elas são encontradas e se fazem bem ou mal ao nosso corpo. Vamos lá!

1) Gorduras Trans

Este é o principal tipo de gordura a ser evitado. A trans é o resultado de processo químico que pode ser natural ou industrial. No caso natural acontece somente no estômago de animais. No caso industrial é quando os óleos vegetais líquidos, presentes nos alimentos, são modificados e transformados em gorduras sólidas por meio da adição de hidrogênio.

A função da gordura trans nos alimentos é manter o melhor aspecto e expandir a durabilidade do produto, sendo que a substância é utilizada em grande escala pela indústria alimentícia.

Vale ressaltar também, que este tipo de gordura não é bem-vinda ao nosso organismo, pois ele não consegue digerir completamente, o que acaba por aumentar o colesterol LDL (o ruim) e diminuindo o HDL (o bom). O organismo é incapaz de eliminá-la fazendo com que fique armazenada em nosso corpo. É bom falar também que nenhum outro alimento é capaz de acabar com essa gordura depois de ingerida, nem mesmo que minimize os efeitos no organismo.

A gordura trans pode ainda apresentar um outro nome nos rótulos dos alimentos, a chamada Gordura Vegetal Hidrogenada, por isso é importante ficar atento nas especificações.

Onde ela está?
A gordura trans pode estar presente em qualquer alimento industrializado. Mas, em alguns a quantidade é muito maior, por isso preste atenção nesta lista:

  • Margarina
  • Biscoitos (mesmo os de água e sal)
  • Alimentos de fast-food
  • Maionese
  • Massas folhadas
  • Pipoca de micro-ondas
  • Sorvete de massa
  • Bolo industrializado
    Salgadinhos em pacote
  • Sopas e cremes industrializados
  • Chocolate (tanto em barra quanto em bombons)
  • Pratos congelados

A gordura trans está presente em praticamente todos os alimentos que trazemos do mercado. Talvez seja algo difícil de não consumir, mas a Organização Mundial de Saúde estabeleceu como limite “aceitável” apenas 1% do valor calórico ingerido diariamente.

Se sua dieta gira em torno de duas mil calorias diárias, a gordura trans não pode ultrapassar 2,2 gramas no dia. O cálculo é o seguinte: 1% de 2000kcal = 20kcal = 2,2gramas.

Uma outra solução é a utilização de produtos naturais e preparações caseiras, como o próprio extrato de tomate. Nas frituras prefira sempre o óleo de milho, girassol, canola ou soja. Não substitua-os por margarina ou manteiga, elas possuem baixa concentração da gordura trans, mas possuem altas doses de gordura saturada.

2) Gordura Saturada

A gordura saturada está presente em alimentos de origem animal, e também em estado sólido quando em temperatura ambiente. Ela está tanto nas carnes brancas quanto vermelhas, leite e derivados integrais, e ainda no azeite de dendê.

O efeito da gordura saturada em nosso organismo também é maléfico, isso porque eleva o colesterol ruim (LDL), que aumenta os problemas no coração causando infartos e entupimentos das nossas veias. A recomendação segue a regra da OMS, em uma dieta de duas mil calorias, o máximo a ser consumido em gorduras saturadas são 20 kcal ou 2,2gramas.

A recomendação é a realizar substituição de carnes vermelhas, por carnes como peixe, e trocar o leite integral por desnatado, queijos brancos ou lights.

3) Gorduras do bem

Monoinsaturadas ou insaturadas!

Estas são as gorduras amigas da saúde e são encontradas nos vegetais, grãos como canola, amendoim e avelã e ainda no azeite de oliva e no abacate. Ela é considerada benéfica, pois ajuda a reduzir o colesterol ruim no sangue. A monoinsaturada também tem um papel importante no desenvolvimento da arteriosclerose. Os efeitos são diretos ao coração, pois protegem de doenças cardiovasculares. Quando se consome mais gordura monoinsaturada, o colesterol bom aumenta de maneira considerável.

Ácidos graxos essenciais
Mais uns na lista de gorduras boas são os ácidos graxos essenciais ou mais popularmente conhecidos como ácidos gordos essenciais. Primeira informação, a saber, é que o nosso organismo não produz estes tipos de ácidos, por isso eles devem ser ingeridos na alimentação.

Funcionam necessariamente como fonte de energia e são muito importantes nos processos biológicos do nosso organismo. Existem duas famílias de ácido graxo essencial: (1) Ômega 3, muito comum nas latas de sardinha; (2) Ômega 6 presente em carnes, ovos e leite.

Agora atenção para os alimentos que contém o ácido: Peixes do mar, óleo de canola, nozes e semente de abóbora e de girassol.

Os benefícios de consumir essa gordura estão na prevenção de várias doenças, uma delas a tão conhecida Osteoporose. Outro grande benefício está no emagrecimento saudável, muitas pessoas ingerem estes alimentos, que são altamente calóricos, pois elevam o metabolismo corporal e contribuem diretamente para a saúde do corpo.

Pesquisas também mostram que os ácidos graxos essenciais ajudam a manter o tecido muscular. Por isto, as dietas para quem está em busca músculos mais fortes e firmes deve conter cada vez mais Ômega 3 e Ômega 6. Os ácidos ainda aceleram o tempo de recuperação, inflamação e cooperam para uma articulação mais saudável.

One thought on “Que Tipo de Gordura Faz Mal Para Saúde?

  • Outubro 11, 2016 at 9:06 am
    Permalink

    Não existe absolutamente evidência cientifica, tirada de um ensaio clinico randomizado, que prove que gorduras saturadas entopem veias ou causam o colesterol ruim.

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *