Alimentos, Suplementos e Vitaminas Antioxidantes para que Servem?

Já ouviu falar de alimentos antioxidantes e seus benefícios ao nosso corpo?

É de suma importância para o nosso organismo que conheçamos os produtos que ingerimos no nosso dia a dia, pois é de acordo ao nosso tipo de alimentação que o nosso corpo reagirá contra as doenças que estão por vir. E é aí que entra a relevância do uso de alimentos, suplementos e vitaminas antioxidantes para a nossa saúde e bem-estar.

Mas o que são alimentos antioxidantes? São alimentos que ajudam a manter o organismo livre de doenças e que combatem os radicais livres. Esses alimentos antioxidantes estão presentes em formatos variados, desde verduras antioxidantes até capsulas antioxidantes como vitaminas ou suplementos alimentares.

Tudo bem, entendi que estão presentes sob diversas formas e que podemos escolher a maneira que gostaríamos de ingerir, mas afinal o que são radicais livres que esses alimentos antioxidantes ajudam a combater? Imagine que as células do nosso corpo precisam ser abastecidas de oxigênio e que após abastecidas essas células queimarão esse oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia e durante esse processo algumas toxinas são geradas e são elas que chamamos de radicais livres.

Como funciona: a queima do oxigênio, também chamada de oxidação, libera moléculas de radicais livres, que possuem um elétron com carga negativa que se associa a moléculas de cargas positivas com as quais pode reagir ou oxidar. Esse processo pode danificar as células sadias do corpo e prejudicar o DNA delas, provocando doenças.

Isso pode parecer bem complicado, mas com alimentos antioxidantes que conseguem interferir nessa oxidação, as células continuarão sadias e se multiplicarão desta forma. Porém é bom saber que os radicais livres são benéficos a nossa saúde, pois ajudam a manter o sistema imunológico funcionando no combate contra as infecções, mas como tudo na vida, é preciso que haja um controle desses radicais livres para que eles não prejudiquem a nossa saúde, por isso a importância do consumo de alimentos antioxidantes!

A lista de antioxidantes é grande e pode ser desde um alimento natural como frutas antioxidantes ou verduras antioxidantes ou até mesmo de forma sintética, produzida em laboratório, através de capsulas antioxidantes onde temos suplementos e vitaminas.

Vitaminas antioxidantes, quais são elas?

Para que o organismo esteja equilibrado e livre das ações negativas dos radicais livres é preciso o consumo de alimentos antioxidantes, isto é, que contenham substâncias contidas na vitamina A, C, E ou também em outras substancias que estão presentes em uma infinidade de alimentos como em frutas, legumes, vegetais, hortaliças e cereais. Fácil não? Se for um alimento natural a chance dele fazer parte desse grupo é enorme.

Verduras antioxidantes possuem vitaminas antioxidantes?

Existem diversas vitaminas antioxidantes que podem ser encontradas nas verduras e frutas, ou seja no seu formato natural. Por exemplo a Vitamina A encontramos na abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco e melão. Já a Vitamina C pode ser encontrada nas frutas cítricas e folhas verdes, na acerola, no brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, limão, morango e tomate, todas elas frutas antioxidante!

A Vitamina E também é antioxidante e está nas amêndoas, nas castanhas em folhas verdes e até mesmo nos óleos de algodão, arroz, girassol, milho, soja e outros. Mas não é só isso, existem outras substancias como o Selênio e o Zinco que são encontradas nas aves, carnes, frutos do mar, alguns cereais e também amêndoas. Temos também os Bioflavonóides que são encontrados nas frutas cítricas e nas uvas.

Viu como é fácil? Nossa alimentação do dia a dia pode ser adaptada por opções com alimentos antioxidantes sem maiores problemas. Os alimentos listados acima são algumas das opções alimentares que contribuem para o bom funcionamento do organismo, diminuindo a ação do envelhecimento precoce, e causando o que chamamos de função antioxidante no organismo.

Quais as doenças que podem ser combatidas com alimentos antioxidantes?

É de suma importância lembrar que uma dieta rica em alimentos antioxidantes pode retardar não só o envelhecimento precoce, mas também gripes, resfriados, infecções, assim como doenças degenerativas, problemas cardiovasculares e até mesmo problemas de ordem emocional. Por esses motivos devemos levar em consideração termos uma alimentação equilibrada com legumes, frutas e hortaliças, preferencialmente frescos e selecionados para um melhor resultado.

Não podemos nos esquecer: para que tais alimentos tenham a chamada ação antioxidante em nosso organismo, devemos consumir doses diárias de antioxidantes, já que estamos falando de processo contínuo!

Saiba que ingerindo alimentos antioxidantes continuamente você terá uma vida longa, com muito mais disposição e saúde.