Iniciando a detox pós final do ano!

Veja como eu fiz minha dieta detox de sete dias.

Olá! Essa semana resolvi fazer uma semana detox, sete dias de desintoxicação mesmo, para preparar o corpo para recomeçar a dieta. O ideal é que você nunca tenha que retomar, que seja mesmo um estilo de vida, só assim você vai conseguir realmente os resultados que procura. Entretanto sabemos que nas férias é muito complicado manter nossos hábitos alimentares, principalmente quando se está viajando que foi o meu caso, agora é ajeitar as coisas e voltar para a rotina.

As regras básicas da detox são:

→ Não ingerir carne vermelha, somente carnes brancas e ovo como fonte de proteína;
→ Não ingerir alimentos industrializados;
→ Cortar por esses 7 dias a ingestão de glúten e alimentos derivados do leite;
→ Consumir associado aos alimentos: gengibre, canela, limão, pimenta (termogênicos em geral)
→ Utilizar grãos e sementes integrais;
→ Tomar muita água e chás diuréticos
→ Reduzir ao máximo o consumo de sal.

 No café da manhã tomei um copo de suco verde, na detox ou não esse costuma ser meu café-da–manhã. O de hoje tinha: cubos de gelo de couve, gengibre, ½ maça, ½ kiwi, 3 rodelas de pepino e água.

 Como acordo muito cedo, faço um lanche no meio da manhã, hoje comi uma ameixa e uma noz. O segredo de combinar uma oleaginosa no momento do consumo da fruta ajuda a dar mais saciedade, além de diminuir o índice glicêmico da fruta.

 No almoço eu normalmente levo uma marmitinha, pois quase nunca como em casa.  A de hoje foi bem light, até demais pro meu gosto, mas era o que tinha. Resolvi inserir a carne (mesmo a branca) somente no terceiro dia da detox, então esses dois primeiros dias será sem carne. Voltando ao almoço hoje levei quinua em grãos , abobrinha e cenoura refogadas (3 colheres rasas de quinua e 4 colheres do refogado).  De sobremesa comi 2 lichias.

A quinua é um super grão, pode ser um aliado na dieta, contêm as mesmas calorias do arroz integral , porém mais fibras e mais vitaminas. Pode ser consumido na detox pois é livre de glúten, para preparar é só seguir a mesma receita do arroz, uma medida do grão para duas medidas de água, temperar a gosto e deixar cozinhar por 20-25min.

 No primeiro lanche da tarde eu comi melão e uma castanha do pará. Não comi as lichias que estão na foto somente aquelas duas do almoço, essas ai ficam para amanhã.

 No segundo lanche da tarde comi um kiwi e 3 bolachas, eu sei que disse sem industrializados, mas estava sem opção em casa e precisava de um carboidrato simples antes da aula de corrida. Essa bolacha encontrei na divisa com Uruguay na minha última viagem, ela não tem glúten, lactose e nem ovo.

 No jantar comi um omelete de um ovo, 2 colheres de feijão e tomate cereja.

Durante todo o dia tomei 2 litros de água e 1 litro de chá (lembre-se que o chá não substitui a água então você continua tendo que tomar os 2 litros). Estou usando uma mistura de ervas para o chá (abacateiro, carqueja, cavalinha, chapéu de couro, bugre e hibisco) , mas você pode usar somente uma erva ou combinar duas. Utilizo 3 colheres bem cheias da mistura para 1 litro de água e deixo a infusão de 10 a 15 minutos.

Beijokas da Ju!