Farelo de Aveia para Emagrecer com Saúde

Todos já ouviram falar dos inúmeros benefícios da aveia. Mas muitos ainda não conhecem os benefícios do farelo de aveia, um subproduto dela, que pode ser tão benéfico à saúde quanto o grão integral!

Qual a diferença entre o floco e o farelo de aveia?

Quando se fala em farelo, a primeira coisa que vem à mente é: resto. A impressão que temos quando falamos do farelo de aveia é que ele seria o “resto” da aveia, que sobra depois do seu processamento. No entanto, ele traz inúmeros benefícios à saúde!

O farelo nada mais é que a camada externa do grão de aveia, que é separado durante o processamento industrial. O interior dele, conhecido por nós como o floco de aveia, é largamente utilizado na culinária. Até há pouco tempo atrás, o farelo era descartado pela indústria. No entanto, nessa moda de reaproveitamento alimentar, pesquisadores decidiram estudar essa parte do grão, e descobriram que ela pode e deve ser utilizada na alimentação, pois é extremamente saudável.

Em suma, a composição o farelo e dos flocos de aveia são muito semelhantes. As vitaminas e minerais se encontram praticamente na mesma quantidade e proporção em ambas as partes do grão de aveia. O grão de aveia tem bem mais zinco que o farelo. No entanto, as vitaminas K, e E são mais abundantes no farelo, bem como ferro, potássio e fósforo, importantes minerais.

Benefícios do farelo de aveia

A grande vantagem que o farelo tem sobre o floco de aveia é em relação às fibras. O farelo é riquíssimo em fibras, e principalmente em beta-glucanas, simplesmente a melhor espécie de fibra existente. As beta-glucanas são uma espécie de fibra solúvel que fazem maravilhas pelo organismo.

Vou então listar os principais benefícios do farelo de aveia, para você ver que ele é uma aposta certeira:

1) Diminui a absorção de colesterol ruim. Isso impede que criem-se placas de gordura nos vasos sanguíneos e, dessa forma, inúmeros problemas cardíacos vão sendo cada vez mais afastados da sua vida.

2) Retarda a absorção dos açúcares. O retardamento dessa absorção faz com que a sensação de saciedade permaneça por mais tempo. Também evita picos de glicose, que são costumeiramente motivos para acúmulo de gordura abdominal. Portanto, a estocagem de gordura abdominal é diminuída grandemente. E, sem picos de glicose, a insulina entra em ação apenas na hora correta, prevenindo o surgimento do diabetes.

3) Aumenta a imunidade. As beta-glucanas estimulam as células de defesa do organismo, melhorando a resposta imunológica deste e afastando infecções, e doenças decorrentes destas. Como são processadas no intestino, órgão que possui cerca de 60% das células de defesa de nosso corpo, impedem que os micro-organismos ruins que vêm com a alimentação e têm contato com o intestino invadam a corrente sanguínea e se espalhem pelo nosso corpo.

4) Melhora a firmeza da pele. Outro benefício importante das fibras presentes no farelo: estimular as células que dão firmeza à pele, mantendo-a jovial, com menos rugas e linhas de expressão, mais viçosa e saudável.

5) Aumenta a saciedade. O farelo de aveia, quando em contato com líquidos, incha, formando uma espécie de gel no estômago, que preenche um espaço importante do órgão. Esse gel também torna o esvaziamento gástrico mais lento, mantendo a sensação de saciedade por mais tempo.

6) Regula o intestino. Mais uma vez todo o mérito é das fibras. No entanto é preciso beber bastante água para que as fibras não se tornem vilãs nesse processo!

7) Melhora a flora intestinal. As beta-glucanas (olha elas novamente!) fermentam no intestino, estimulando o crescimento de bactérias benéficas a ele. Isso traz mais saúde ao organismo.

8) Aumenta a sensação de bem estar. O farelo de aveia é rico em proteínas, contendo triptofano, que é um precursor da serotonina, o conhecido hormônio do bem estar. Ele é um neurotransmissor que faz o controle e modulação do humor. Para que o triptofano se converta em serotonina, é preciso que haja equilíbrio de diversos nutrientes, sendo um deles o magnésio que também faz patê da composição do farelo.

Como utilizar o farelo de aveia na alimentação

O farelo de aveia pode ser incorporado à alimentação de diversas maneiras:

  • Em saladas de frutas;
  • Em mingaus e cremes;
  • Substituindo parte da farinha de trigo em diversas receitas;
  • Em shakes;
  • No preparo de pães, bolos, cookies, e diversas receitas.

A Dieta Dukan tem no farelo de aveia um importante aliado. Centenas de receitas foram criadas pelos adeptos da dieta tendo o farelo de aveia como ingrediente principal. São centenas de receitas doces e salgadas de bolos, pães, biscoitos, panquecas, muffins, suflês, e uma infinidade de preparações saborosíssimas. Uma busca rápida na internet revela muitas utilizações para ele.

Portanto, a conclusão a que se pode chegar é a de que o farelo de aveia é um importante aliado na manutenção da saúde e na perda de peso e por isso é extremamente vantajoso trazê-lo como coadjuvante em nossa alimentação.