Dieta para Grávidas / Gestantes Acima do Peso

É possível ter uma alimentação para gestante de forma saudável e controlada? 

Não vamos falar aqui de um emagrecimento muito significativo, pois a gravidez, naturalmente, já faz o peso da mulher aumentar. Por isso, a diminuição do peso total é muito pouco provável. Nosso objetivo aqui é detalhar como fazer uma dieta para gestante de maneira saudável, evitando assim riscos tanto para você, que está gravida, quanto para o bebê!

Vamos iniciar tentando derrubar um mito muito comum que vem desde o tempo das mães das nossas mães: grávidas precisam “comer por dois”! Isso mesmo, isto é um mito! Não é preciso dobrar a quantidade de alimentos ingeridos durante a gravidez, uma vez que o bebê necessita de apenas 300 calorias por dia para sua nutrição adequada,  o que você precisa é de um cardápio para gestante! É normal que haja a perda de peso, principalmente no primeiro trimestre da gestação, causada pelos incômodos enjoos. Mas, com uma alimentação para grávida de forma balanceada é capaz de, inclusive diminuir os sintomas inconvenientes do aumento de peso.

Cardápio para Gestante

Como já sabemos que os pequeninos dentro da barriga não são gulosos, e por isso não é preciso comer muito, mas devemos sim comer o que é certo. Todos alimentos do nosso cardápio selecionado para você fazem bem para mamãe e também para o bebê, ajudando na manutenção do peso anterior a gestação (desconsiderando o peso da barriga, é claro) e dão ao organismo mais condições de eliminar o ganho de peso logo após o parto, sem ter que fazer aquela dieta para gestante que toda mulher pensa após o nascimento do bebê.

Nosso cardápio para gestante é somente uma sugestão, e deve ser discutido com sua nutricionista antes de qualquer uso do mesmo. Vamos listar alguns nutrientes que são importantes nessa fase:

  • Cálcio: Além de auxiliar a manutenção da estrutura óssea da mãe, o cálcio ainda atua na formação dos ossos do feto. O mineral é encontrado em laticínios. Dê preferência aos 0% gordura, para manter a boa forma.
  • Proteínas: Aumentam a saciedade e são essenciais para o bebê. Além disso, ajudam a aumentar a elasticidade da pele, atuando na prevenção de estrias. Consuma, uma vez por dia, peixes, frango e cortes magros de carne bovina.
  • Ácido fólico: Encontrado em miúdos, folhas verde-escuras, legumes e feijão-branco, ele atua diretamente na formação do tubo neural do feto.
  • Ferro: Previne a anemia. Consuma carnes e grãos, além de verduras verde-escuras, ovos e frutas secas.
  • Fibras: Ajudam no funcionamento do intestino, que costuma ficar preguiçoso durante a gravidez. Consuma alimentos integrais, legumes crus, verduras e frutas com casca e bagaço.
  • Água: Consuma, pelo menos, dois litros diários. Ela ajuda o funcionamento do organismo além de diminuir o inchaço.

Vitamina para Gestante

Muitas mamãe nos procuram para saber e tentar entender melhor se existe uma fórmula secreta de alimentação para gravidas, ou via de regra, se existe uma vitamina para gestante que seja interessante elas conhecerem para discutir com os seus médicos durante a próxima consulta. Nossa opinião é que toda gravidez deve ser acompanhada de um médico e este é o melhor profissional para recomendar qualquer complemento vitamínico para você, tanto vitamina quanto suplemente alimentar. Existem vitaminas que são boas para qualquer pessoa durante toda sua vida e não especificamente para gestantes. Dessa forma você pode conversar com seu médico e entender a opinião dele se é necessário você complementar sua dieta durante a gravidez com essas vitaminas ou não.

  • Vitamina C: Aumenta a imunidade e ajuda na absorção do ferro. É encontrada em frutas cítricas e vegetais folhosos.
  • Vitaminas do complexo B: Minimizam os sintomas do enjoo. São encontradas em cereais integrais, miúdos e castanhas.
  • Vitamina D: Melhora o aproveitamento do cálcio pelo organismo. Pode ser achado, principalmente em peixes de água gelada como atum, salmão e sardinha.

O que evitar no cardápio para gestante

Há alimentos, que além de calóricos e gordurosos, fazem mal à saúde da grávida e do bebê. Por isso, evite adicionar no seu cardápio durante a gravidez carnes cruas, ovos mal cozidos, café e chás mate e preto, alimentos dietéticos e adoçantes com aspartame, ciclamato e sacarose, refrigerantes à base de cola, sal e doces em excesso, bebidas alcoólicas; alimentos muito gordurosos e frituras, embutidos e empanados. Além disso, não tome, em hipótese alguma, remédios para emagrecer ou tente inventar uma dieta para gestante pois nessa etapa da sua vida você deve pensar na sua saúde mas também na do bebê.

Você fazendo uma alimentação correta durante a gravidez, tendo um cardápio pensado e elaborado por uma nutricionista especialmente para você, com toda certeza não necessitará fazer qualquer tipo de dieta durante a gestação e com isso estará protegendo sua saúde e a do seu bem mais precioso, o futuro herdeiro! É importante você ter essa preocupação e que tenha vindo até o nosso site em busca de mais informação, parabéns para você! Já estamos imaginando o quanto dedicada e preocupada você é e como você será uma excelente mãe para o seu bebê que está a caminho. Aproveite e curta esse momento mágico com saúde pois assim poderá se lembrar dele com muito orgulho durante toda sua vida.

Exercícios para gestantes

Não é preciso deixar de se exercitar durante a gravidez, basta adaptar os exercícios à sua condição. Todo profissional da área física está apto a acompanhar e recomendar treinos específicos para você durante essa fase. Se você não faz exercício com frequência mas quer começar durante a gestação procure um profissional que possa orientar e passar um treino certinho para você. Agora se você já faz academia ou qualquer outro exercício como corrida, Pilates, natação antes da sua gravidez é muito mais natural que você continue fazendo pois seu corpo já está acostumado a essa atividade. Somente faça algumas adaptações, evite grandes impactos e diminua um pouco o ritmo quando chegar próximo do parto! Aposte em atividades como a hidroginástica, a caminhada e o alongamento que além de fazerem muito bem são fáceis de serem executados nesta etapa.