Dez Passos para uma Alimentação Saudável

Aprenda os dez passos para uma alimentação saudável!

Eu, como a maioria das pessoas, associava alimentação saudável com dietas. Mas uma coisa nem sempre é igual a outra. Por isso, vou lhe mostrar os dez passos para uma alimentação saudável. Entenda: os cardápios sugeridos nas dietas têm como compromisso fazer você perder peso e não ter uma alimentação equilibrada. No geral, eles recomendam alimentos mais saudáveis, mas algumas substituições e restrições podem ser maléficos para o organismo se realizados a longo prazo (por isso que dietas tem um período certo para serem feitas. Ter uma alimentação saudável é algo para sempre, e por isso, não pode ser tão restritiva e tem de levar em conta as preferências pessoais.

Veja os 10 passos mais importantes para uma alimentação saudável:

Passo 1: Invista em saladas. Elas são super nutritivas, ricas em fibras que ajudam no funcionamento do intestino e saciam a fome. Essa última parte é ótima pois ao começar a refeição com uma boa salada – que geralmente são pouco calóricas – você chegará ao prato principal sem muita fome e diminuirá o consumo de alimentos mais calóricos e gordurosos. Mas fique atento: as saladas devem ser realmente leves. Adicionar bacon, queijos, molhos prontos terá o efeito contrário pois ela ficará tão calórica quanto qualquer outro prato. Se quiser mesmo uma salada assim, acrescente algum tipo de carne, como rosbife ou cubinhos de frango, e faça dela o prato principal.

Passo 2: Prefira consumir alimentos frescos sempre que for possível. Eles possuem a quantidade certa de nutrientes essenciais para o organismo e só. Os alimentos industrializados podem até ser muito práticos, mas possuem vários aditivos e um excesso de sódio e gordura que acrescenta calorias desnecessárias. A gordura é super calórica e excesso de sódio pode levar o corpo a ficar inchado e desconfortável.

Passo 3: Compre mais alimentos integrais. Massas, pães, bolachas, arroz são alguns dos alimentos que já possuem uma versão integral, isto é, são feitos com farinhas integrais, mais nutritivas e com mais fibras. Estas últimas atuam em duas frentes: ajudam o intestino a funcionar da maneira correta e aumentam incrivelmente a sensação de saciedade. Seu corpo funciona melhor e você não sente tanta fome. Entre os dez passos para uma alimentação saudável, esse é um dos mais importantes.

Passo 4: Recentemente, estudos descobriram que alguns alimentos são extremamente ricos em nutrientes, possuem poucas calorias e enchem o estômago acabando a fome. Um bom exemplo é a linhaça, a chia e a quinua. A vantagem é que elas são gostosas é podem ser misturadas em vários tipos de alimentos sem alterar o seu sabor. Você pode usá-las com leite, em vitaminas, nas massas de bolo ou torta, nos sucos, polvilhadas no arroz ou na salada, e onde mais sua criatividade mandar.

Passo 5: Jamais deixe de tomar o café da manhã. Ela é a primeira refeição do dia e quando bem feita, consegue administrar sua fome para o resto do dia. Mas veja bem feita não significa exatamente ser farta. Ela precisa é ser equilibrada, com alimentos que sejam fonte de carboidrato, proteínas e frutas.

Passo 6: Os amantes do leite e seus derivados devem preferir sempre a versão desnatada, que possui menos gordura, menos calorias, mas continuam com todos os bons nutrientes. Quem está muito acostumado com as versões integrais, pode começar a mudança pelo leite semidesnatado, por exemplo, para ir se acostumando com o novo sabor. Quando já estiver bem acostumado, será mais fácil passar para a versão desnatada.

Passo 7: Não há como não gostar de queijo, não é mesmo? Mas para uma alimentação saudável é preciso equilibrar seu consumo. Os queijos amarelos como o provolone, o prato, o cheddar e o gorgonzola devem aparecer na mesa às vezes. No dia–a-dia, tente usar queijos mais leves como o cottage e a ricota.

Passo 8: Os temperos e molhos prontos são super práticos, mas eles se encaixam no mesmo motivo que devemos economizar no uso de alimentos industrializados: contém muito sódio e muita gordura. Sempre que puder, faça seu próprio molho (ou compre caseiros) e tempere suas comidas com ervas, cebola e alho, salsa e cebolinha, limão e outras especiarias.

Passo 9: Entre os dez passos para uma alimentação saudável, um é bem importante: você deve beber pelo menos dois litros de água por dia. Além disso, na hora de escolher outros líquidos, fique longe dos refrigerantes com gases (mesmo os lights) e mais longe ainda das bebidas alcoólicas (elas são super calóricas!). Se realmente gostar dessas bebidas, deixe para o fim de semana apenas. No dia-a-dia prefira sucos naturais.

Passo 10: Faça da fruta a sua sobremesa em todos os dias, se possível. Deixe os doces para situações especiais ou quando realmente não tiver outra opção. Comer frutas e não um doce depois da refeição é uma questão de hábito e em um ou dois meses você fará isso naturalmente. Vale o empenho pois as frutas são muito mais nutritivas e menos calóricas do que as sobremesas tradicionais.

O que achou dos nossos 10 passos para uma Alimentação Saudável? Compartilhe esse post e ajude mais pessoas como você!

“Image courtesy of marin / FreeDigitalPhotos.net”