Como Usar os Alimentos para Aumentar a Imunidade

Você sofre de baixa imunidade? Descubra como aumentar a imunidade agora mesmo através de dietas, alimentação, sucos e chás!

O sistema imunológico tem o dever de produzir anticorpos para garantir a saúde de nosso corpo, porem quando sofremos de baixa imunidade este sistema fica comprometido, fazendo com que o nosso organismo pare de se defender. Este comportamento garante que as bactérias tenham maior facilidade para se proliferarem em nosso corpo, algo que pode nos causar diversos tipos de doenças.

O que é baixa imunidade?

É um problema que pode afetar diferentes tipos de pessoas, pois trata-se do enfraquecimento do sistema imunológico, onde ele para de funcionar da forma que deveria, fazendo com que algumas das bactérias que podem causar dano ao nosso organismo se proliferem de forma desordenada sem nenhum impedimento.

As pessoas que sofrem de baixa imunidade costumam ter problemas de esgotamento da saúde do corpo e por este motivo podem apresentar sintomas de: unha fraca, queda de cabelo, cansaço, problemas de pele, doenças como gripe, resfriados, enfermidades causadas por vírus, fungos e bactérias, estomatite, otites, herpes, entre outros. A baixa imunidade tem como origem o nosso modo de vida atual, onde se tem muito estresse, insônia, ingestão de alimentos ruins com baixo teor proteico, uso exagerado de antibióticos, cigarro e álcool.

Agora que você já conhece melhor os sintomas e as causas vamos focar em como combater a baixa imunidade através de uma boa alimentação saudável.

Alimentos para aumentar a imunidade

Em nosso dia a dia encontramos diversos alimentos que podem nos ajudar a acabar com a baixa imunidade, fazendo com que nosso sistema imunológico possa criar anticorpos para combater a muitas bactérias presentes em seu organismo. Veja abaixo alguns desses alimentos:

  • Iogurtes e Leites;
  • Alho;
  • Geleia real;
  • Chá branco;
  • Frutas cítricas;
  • Gengibre;
  • Tomate, Cenoura e Folhas verdes;
  • Carne vermelha.

Chá para aumentar a imunidade

Além da utilização destes alimentos citados é interessante associar no dia a dia algum tipo de chá para aumentar a imunidade. Contudo é preciso que se faça o seu uso diário e de forma repetitiva para obter um bom resultado. Abaixo alguns que são tiro e queda:

  • Chá de limão: Por ser rico em vitamina C e antioxidantes, este chá possui substâncias capazes de equilibrar os níveis alcalinos e ácidos do corpo, além de aumentar a defesa imunológica contra os vírus que provocam gripes e resfriados;
  • Chá sabugueiro: O sabugueiro é uma planta muito utilizada em países na Europa no tratamento contra gripes e resfriados. É comprovado que os agentes imunológicos desta planta são tão eficazes que estudos sobre a sua utilização no combate ao vírus HIV estão sendo feitos.

Sucos para Dietas com objetivo de aumentar a imunidade

Além dos chá existem sucos que aumentam a resistência do nosso sistema imunológico e podem ajudar no combate a pessoas com deficiência imunológica. Existem algumas dietas a base de sucos que quando unidas à alimentos ricos em proteínas podem garantir uma refeição saudável no nosso dia a dia. Vejamos abaixo algumas dessas receitas:

Suco de cenoura

Ingredientes:
1 cenoura média
1 maçã inteira
½ beterraba
1 talo de aipo
½ Pêra
1 punhado de folhas de agrião
1/2 copo de água gelada

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Este suco além de proporcionar o aumento da imunidade, também favorece o bronzeamento da pele, devido ao nutriente betacaroteno presente na beterraba e na cenoura.

Suco de maçã com inhame

Ingredientes:
1 maçã
1 pepino médio
3 folhas de couve
3 ramos de hortelã
1 inhame
Raspas de gengibre

Bata todos os ingredientes do suco e beba logo em seguida para não perder os nutrientes fresquinhos!

Os sucos que aumentam a imunidade do organismo e melhoram a saúde são aqueles que misturam as propriedades das folhas verdes (rico em cálcio e ferro), à potência cítrica das frutas ricas em Vitamina C! Desta forma o nosso organismo absorve mais e melhor os nutrientes.

Podemos dizer que se associarmos uma dieta rica em nutrientes, teremos um corpo saudável e forte com uma tendencia a ser imune a doenças, isto é, teremos muito mais força para combatê-las quando aparecerem.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *