Como Emagrecer em Casa

Emagrecer em casa pode ser uma tarefa muito mais fácil do que parece!

Na verdade, o processo de emagrecimento deve começar em casa e integrar toda a família, prevenindo desta forma a obesidade entre as crianças. Muitas pessoas não têm condições de investir em uma academia ou em adquirir aparelhos domésticos, ou ainda iniciar um processo de suplementação. Contudo, isso não pode ser desculpa para não emagrecer.

Há muitas formas de adaptar boas práticas de saúde em sua vida, emagrecer em casa e atingir os mesmos resultados. Vamos lá, vou te contar tudinho:

Tudo é uma Questão de Atitude

Em primeiro lugar, se você tem o objetivo verdadeiro de emagrecer em casa assuma isso para si mesmo. É preciso ter uma atitude positiva em sua transformação. Muitas dietas dão certo, pois as pessoas vêm como uma obrigação o que na verdade é um benefício efetivo para a sua qualidade de vida.

Desta forma, quando você assume o emagrecimento em sua vida, é preciso fazer uma autoanálise do que funciona ou não para o seu processo, definir prazos para os seus resultados, listar todas as coisas que estão ao seu alcance. Com planejamento, emagrecer em casa se torna mais tangível.

Você pode baixar dicas e aplicativos que estimulem e orientem a sua perda de peso, além de participar de fóruns, comunidades, grupos de apoio e outras alternativas gratuitas que há na internet.

Reeducação Alimentar

Dietas rápidas não funcionam e fazem com que a pessoa ganhe até mais peso do que tinha inicialmente. Para emagrecer em casa, é preciso escolher os alimentos com bom senso para todas as refeições.

Um emagrecimento efetivo acontece quando a pessoas emagrece consumindo alimentos de todas as etapas da pirâmide alimentar. Desta forma, considere que cada tipo de alimento tem uma função no corpo e que deve-se privilegiar os mais saudáveis de cada tipo.

Não é preciso gastar dinheiro com alimentos especiais. Basta adequar os alimentos que geralmente você compra à sua dieta. Confira os melhores alimentos que devem integrar o seu cardápio diário (imprima esta lista se ajudar no seu emagrecimento):

  • Alimentos Reguladores: São os compostos por vitaminas, água, fibras e minerais, e equilibram funções do corpo. Os resultados podem ser vistos na pele, unhas e cabelos fortes e bonitos. Invista em frutas, tais como a maçã, melão, abacaxi, tangerina, goiaba, pera, ameixa, banana, laranja, mamão, morango, uva e caqui. São alimentos reguladores também as hortaliças e verduras como, couve, espinafre, agrião, rúcula e alface. Há também os legumes, como brócolis, abóbora, cenoura, cebola, chuchu, tomate, beterraba e repolho. Prefira os reguladores com menores calorias e os consuma de 3 a 5 porções diárias.
  • Alimentos Construtores: São as proteínas, tão indispensáveis para emagrecer. Eles são responsáveis pela construção muscular e formação do corpo, em especial dos músculos esqueléticos, sangue, ossos, todos os órgãos e sistema imunológico. Para emagrecer em casa, prefira consumir iogurte natural e queijos brancos e magros, além das carnes magras, como frango, peixe, e claras de ovos. Caso seja vegetariano ou prefira diminuir o consumo de carne, opte pelas leguminosas ricas em proteínas, como feijões, ervilhas, nozes e castanhas, soja, lentilha e grão de bico. Consuma-os diariamente de 1 a 3 porções.

 

  •  Alimentos Energéticos: São os temidos carboidratos. São as massas e pães, alguns tubérculos e raízes, como mandioca, batata e inhame, e alguns açúcares, como mel, melado de cana e geleias (prefira as light e caseiras). São eles que dão energia para todas as atividades diárias como trabalhar, estudar, praticar exercícios, etc. Há dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Para você emagrecer em casa, prefira os complexos, pois esses matam a fome por muito mais tempo, são muitas vezes termogênicos, ricos em fibras e menos calóricos – massas integrais, batata-doce, pães integrais, etc. Lembre-se de que para emagrecer, é preciso ter carboidratos na sua dieta, pois são essenciais para os exercícios e ajudam a levar nutrientes para dentro das células do corpo.

Além disso, opte pelos alimentos ricos em antioxidantes (vinho, suco integral de uva, tomate, salmão e outros peixes de água fria, gojiberry, etc.). Eles melhoram o sistema imunológico e são responsáveis por combater o envelhecimento precoce. Prefira também todos os termogênicos (batata-doce, chá verde, pimentas, gengibre, canela, etc.), pois eles aceleram o metabolismo, fazendo com que você emagreça.

Faça de 5 a 6 refeições diárias, sendo o café da manhã, o almoço e o jantar as refeições principais. Não pule refeições e coma a cada 3 horas. O importante é manter o seu metabolismo funcionando a partir da ingestão de alimentos de baixas calorias.

Monte Marmita Saudável

Quem trabalha fora sabe que é difícil se alimentar corretamente comento em restaurantes. As marmitas domésticas podem ser a solução para manter o peso. Até as celebridades, como Juliana Paes, Cleo Pires, Miranda kerr e Claudia Leitte fazem uso das marmitas de baixas calorias. Os alimentos domésticos são mais saudáveis e assim você não tem desculpas para não se alimentar bem. Opte, contudo, por saladas temperadas na hora de servir.

Tenha Horário para Refeições

Muitas pessoas saem de seus processos de emagrecimento por não terem horários fixos para comer e tomar água. Saiba que há aplicativos para celulares e smartphones que avisam a hora certa para comer. Se preferir, ajuste o despertador. A cada hora, consuma pelo menos 350 ml de água e a cada 3 horas faça um lanche ou uma refeição. À noite, prefira alimentos leves, como sopas, saladas e sanduíches lights.

Exercícios para Emagrecer

Não há como emagrecer sem exercícios físicos. Se o dinheiro anda curto e você não tem condições de fazer academia, comece correndo ou caminhando todos os dias por 1 hora perto de sua casa no início do dia ou fim da tarde – mesmo depois de um dia cheio de trabalho. Na internet, há muitos exemplos de vídeos de exercícios localizados que possam ser feitos na sua sala de estar. Não perca também qualquer oportunidade de fazer uma limpeza pesada ou trabalhos domésticos como varrer ou cuidar do jardim. Estas atividades também consomem calorias. Práticas como yoga e pilates podem ser aprendidas e praticadas em casa sem aparelhos.

Espero que tenham gostado e não deixe de se cadastrar na nossa lista de e-mails para receber dicas exclusivas em primeira mão. Para isto basta deixar seu e-mail na caixa acima e a direita. Beijos!

“Image courtesy of Witthaya Phonsawat / FreeDigitalPhotos.net”