Chá de Hibisco Emagrece e Detona a Barriguinha

O chá de hibisco faz você emagrecer mesmo! Entenda pra que serve, os efeitos e benefícios, como deve-se preparar e tomar, e por fim, onde você pode comprar cápsulas por ótimos preços!

O chá de hibisco é bastante conhecido por suas muito variadas propriedades. Uma das principais é o benefício que ele traz com relação à queima de gordura abdominal.

Hoje vamos entender um pouco mais sobre essa plantinha e o que ela pode fazer por nós.

O que é Hibisco

O hibisco é uma flor de aroma adocicado de pétalas avermelhadas em sua maioria. Há várias espécies no planeta e várias cores. Mas a planta utilizada para fazer o chá, e que traz estes benefícios, não é a que encontramos comumente em jardins, praças e ruas de nossas cidades. A espécie utilizada com a finalidade de se produzir a infusão é da espécie Hibiscus Sabdariffa, e não é tão facilmente encontrada.

O chá é feito do cálice botão da flor de hibiscus que, depois de desidratada, pode ser utilizada como infusão, originando um chá de cor avermelhada.

O sabor do chá de Hibisco

O chá de hibisco tem um sabor suave, muito gostoso. É levemente azedo, mas muito levemente, e também tem um fundo adocicado, sendo portanto muito saboroso. Obviamente, gosto é algo bastante pessoal, mas o chá desta planta costuma agradar o paladar da grande maioria das pessoas.

Benefícios do chá de Hibisco

Eu poderia enumerar muitos benefícios desta planta. No entanto, vou me centrar em alguns, os mais importantes e que merecem destaque:

→ O chá de hibisco é antioxidante. Rico em substâncias antioxidantes como os flavonoides, que são compostos bioativos do grupo dos polifenóis. Estas substâncias literalmente “varrem” os radicais livres do nosso organismo. Isso significa que eles diminuem a concentração de substâncias nocivas em nosso organismo, tornando-o mais forte e resistente a infecções e doenças em geral. A consequência é um organismo que envelhece mais lentamente e com mais saúde.

→ É anti-inflamatório. Sua ação combate a inflamação nas células, proporcionando um bom funcionamento destas, mantendo o organismo em equilíbrio. Uma das consequências é que o organismo não acumula toxinas, e dessa forma não tem problemas para eliminar o peso extra gerado pela inflamação das células.

→ É diurético. Uma das melhores propriedades deste chá, e que está diretamente ligada à questão do emagrecimento é sua função diurética. A retenção de líquidos é um problema muito comum em tempos onde se encontram compostos químicos em praticamente tudo o que ingerimos, e o consumo de sódio chega a níveis alarmantes. A consequência da retenção de líquidos é sentida na balança, acusando peso extra. Nesse sentido, o chá de hibisco vem como um aliado, auxiliando o organismo a expelir o excesso de água dos tecidos e, consequentemente, baixando o ponteiro da balança.

→ Evita que a gordura abdominal de acumule. Eis a propriedade responsável pela maior parte da “fama” do nosso queridinho da vez. Isso acontece pelo fato de que as substâncias presentes no chá agem diretamente na adipogênese, evitando o surgimento de novas células de gordura. A adipogênese é a maturação de células adiposas. Nosso organismo conta com uma quantidade pré-estabelecida de pré-adipócitos que vão amadurecendo com o passar do tempo e com os excessos e se tornando adipócitos, ou seja, células de gordura. O chá de hibisco evita que essa maturação aconteça, evitando que novas células de gordura surjam, e com um bônus, pois sua principal ação está na gordura abdominal.

→ Facilita a digestão. Como geralmente é consumido quente ou morno, a temperatura faz com que o estômago realize a digestão de maneira mais tranquila. As substâncias presentes nele também auxiliam na digestão dos alimentos, na quebra das moléculas, evitando a sensação de peso após as refeições.

→ Diminui a absorção de carboidratos e gorduras. Isso acontece no intestino. Os componentes do chá fazem com que tanto carboidratos quanto gorduras passem mais rapidamente pelo intestino e faz com que o órgão absorva menos deles. A consequência é a perda de peso.

→ É rico em vitamina C. Além de ter a já mencionada ação antioxidante, a vitamina C reforça as defesas do organismo, protegendo-o de diversas infecções. Também diminui a pressão nas paredes dos vasos sanguíneos, e dessa forma a circulação sai favorecida, evitando diversos problemas ao aparelho circulatório.

→ Possui cálcio. Que o cálcio é essencial para a saúde dos ossos, todos já sabemos. Mas novos estudos apontam o cálcio como mais um agente emagrecedor também.

→ É termogênico. Ser termogênico significa que o chá de hibisco faz com que a temperatura corporal se eleve, favorecendo a queima de gorduras. No entanto, ele não tem o efeito estimulante dos demais termogênicos, o que é um ponto positivo para quem não se dá bem com estimulantes.

Como preparar o chá de Hibisco

Em uma panela ou chaleira, leve ao fogo cerca de 1 litro de água. Observe o recipiente e quando surgirem as primeiras bolhinhas, acrescente cerca de 2 colheres de sopa das flores secas ou 2 sachês e desligue. Deixe descansar por cerca de 5 a 10 minutos. Retire as flores e beba.

Onde comprar Cápsula de Hibisco

Caso você prefira a praticidade de cápsulas ao invés de sachês saiba que existem diversas marcas e preços no mercado. Você pode comprar as cápsulas em qualquer farmácia de manipulação, empórios e até mesmo em supermercados. Minha sugestão é sempre procurar em sites de produtos naturais que você encontra online, os preços em grande parte das vezes é excelente!

Como tomar o chá de Hibisco

O chá de hibisco pode ser tomado durante todo o dia, inclusive à noite, por não ser estimulante. No entanto, como qualquer chá, não é ideal que se abuse dele. Portanto, o que pudemos ver é que o chá de hibisco é algo em que vale a pena investir. Saudável e saboroso, vale a pena experimentar!