Acupuntura para Emagrecer

Saiba como Acupuntura pode ajudar você a emagrecer e ter uma melhor qualidade de vida.

A Tradicional Medicina Chinesa ainda é uma novidade nos países ocidentais como o Brasil. Conhecida por ser eficiente no tratamento de diversas doenças, agora ela desponta como um tratamento bem interessante para emagrecer, através da acupuntura.

Está comprovado que a acupuntura pode melhorar diversas funções do corpo relacionadas ao emagrecimento. O corpo é dividido em diversos meridianos correspondentes às diversas funções do organismo. É possível emagrecer ativando os meridianos certos, de forma indolor e relativamente rápida. Veja como pode atuar a acupuntura no seu corpo.

Apetite 

Através da acupuntura, você pode regular a vontade de comer. Certos pontos de acupuntura regulam o apetite, de forma bastante eficaz. Vontade de comer é algo vital e não irá deixar de existir. Mas você sentirá menos fome.

Intestino Preso 

Intestino preso deixa a pessoa desconfortável o dia todo, ocasiona a retenção de gordura e toxinas, que deveriam ser eliminadas, além de aumentar o volume do abdômen. É um aspecto típico de que está acima do peso. A acupuntura pode melhorar as funções do sistema intestinal, contribuindo depuração do intestino, eliminando a retenção de líquidos, que causam os inchaços.

Compulsão Alimentar 

Para muitas pessoas, a comida é um vício, assim como o álcool, o cigarro ou algumas drogas. Essas pessoas acabam comendo de forma compulsiva até o corpo não mais aguentar. Quem come compulsivamente só tem prazer em comer em excesso. A culpa é uma consequência da compulsão. Além da psicoterapia, a acupuntura pode ser eficaz ajudando a  re-educar o corpo e o apetite.

Qualidade do Sono e de Vida 

Os hormônios são responsáveis pelo acúmulo de gordura localizada, principalmente a gordura abdominal. Quando estão desregulados, influenciam negativamente diversas funções do corpo. Pessoas que têm uma vida estressante e que dormem mal podem desencadear o desequilíbrio hormonal e a liberação de cortisol. O sono de baixa qualidade agrava ainda mais o estresse e a ansiedade. É preciso dormir continuamente pelo menos 8 horas por dia. A acupuntura permite melhorar a qualidade do seu sono, bem como a sua capacidade de relaxar em qualquer ocasião e período do dia.

Ansiedade

Conhecida como o mal deste século, a ansiedade afeta magros e obesos, e até mesmo crianças. A ansiedade também libera toxinas e o cortisol, responsável pela sensação de estresse e cansaço, piorando o processo de emagrecimento. Quem vive ansioso, dorme mal por ter a mente agitada e come excessivamente, como se a comida pudesse suprir um estado de espírito que a pessoa não mais possui. A acupuntura age direto nos meridianos reguladores da ansiedade, equilibrando-a, e controlando a sua alimentação de maneira mais saudável.

Metabolismo

Há pontos responsáveis por melhorar a aceleração do metabolismo. Um metabolismo ativo pode fazer com que você emagreça até 40% mais rápido. Mas é preciso considerar também o consumo de alimentos termogênicos, como o chá verde, tradicional na medicina chinesa, e horários fixos de alimentação a cada 3 horas. Tudo o que você puder fazer para ajudar o processo, faça!

Verdades sobre a Acupuntura e o Emagrecimento

Veja algumas dicas e informações sobre como a acupuntura ajuda a emagrecer:

  1. A acupuntura sozinha não faz milagres. É preciso manter os bons hábitos, uma alimentação saudável e exercícios regulares.
  2. A acupuntura dará as condições necessárias para que a pessoa emagreça. Mas a pessoa deve ter um comprometimento com o seu processo de emagrecimento.
  3. O ritmo do emagrecimento varia de pessoa para pessoa. Cada um reage de uma forma. Aconselha-se as sessões de acupuntura semanalmente ou até duas vezes por semana.
  4. Há pontos na orelha ou pelo corpo que serão estimulados por pequenas agulhas. Cada ponto refere-se a uma função do processo de emagrecimento. Terminada a sessão, são colocadas pequenas bolinhas de aço inoxidável com um esparadrapo (ou sementes de mostarda, mais tradicionalmente usadas) nestes pontos estimulados. Estes pontos devem permanecer durante todo o tempo, sem retirá-los no banho, e duram até 7 dias, sendo trocados na sessão seguinte pelo profissional. Contudo, não haverá problemas se caírem.
  5. O tratamento é oferecido por profissionais certificados em todas as regiões do país. As agulhas devem ser descartáveis e o ambiente esterilizado. Muitas unidades do SUS também oferecem o tratamento. Vale a pena se informar!

Gostou das nossas dicas? Ajude a divulgar esse artigo entre seus amigos do Facebook.
Photo by Marnie Joyce