6 Dicas para Montar Pratos Leves e Saudáveis

Não sabe como fugir daquele restaurante nada saudável que você come no dia a dia?

Todos nós sabemos da importância de ter uma alimentação nutritiva e equilibrada. No entanto, muitas vezes com a correria do dia a dia e com o excesso de atividades, acabamos escolhendo alimentos pouco saudáveis. O aumento de peso está associado a diversos fatores como o estresse e o alto consumo de alimentos processados e industrializados que são ricos em açúcares e gorduras ruins. Saiba que é possível conciliar praticidade com nutrição, mesmo que você tenha pouco tempo para preparar suas refeições.

Neste post vamos tratar sobre algumas dicas que podem ser utilizadas na sua rotina, ajudando a desenvolver pratos leves e saudáveis.

Quais alimentos devemos ingerir diariamente?

A recomendação diária de calorias e nutrientes para uma pessoa varia de acordo com a genética, a quantidade de massa magra, depende também da idade, dos níveis hormonais e varia com a intensidade de atividades de cada pessoa. Basicamente, para se manter uma dieta saudável, precisamos ingerir entre 45% e 65% das calorias com alimentos ricos em carboidratos, 25% a 35% com alimentos ricos em gorduras saudáveis e de 10% a 35% com fontes de proteínas.

Algumas dicas podem ajudar bastante na preparação de refeições nutricionalmente equilibradas e também práticas:

1. Sempre escolha 2 a 3 alimentos de grupos diferentes para cada refeição

A confusão na hora de preparar uma refeição pode atrapalhar aqueles que querem uma alimentação mais saudável.   recomendado é fazermos em torno de 6 refeições diariamente e para manter um adequado equilíbrio em cada uma delas, sempre faça escolhas de grupos diferentes de alimentos. Por exemplo:

  • Café da manhã – escolha um carboidrato saudável (pão integral ou cereais), escolha uma proteína saudável (leite, iogurte, queijo ou peito de peru), e uma fonte de vitaminas e minerais (frutas);
  • Almoço e jantar – escolha um carboidrato saudável (arroz integral, macarrão integral ou batata), escolha uma proteína saudável (carnes magras de frango, boi ou peixe, feijões), e uma fonte de vitaminas e minerais (legumes e verduras);
  • Lanches entre as refeições – escolha um carboidrato saudável (torrada integral, aveia, outros cereais), escolha uma proteína saudável (iogurte, leite ou queijo magro, castanhas), e uma fonte de vitaminas e minerais (frutas);

As fontes de gorduras boas podem ser as nozes, castanhas, a linhaça, colocadas nos lanches saudáveis, ou mesmo os peixes e o azeite acrescentados nas refeições principais.

2. Planeje e prepare suas refeições no dia anterior

Não existe nada pior para acabar com alguma dieta do que decidirmos comer justamente quando já estamos com muita fome, principalmente se estamos em algum restaurante self-service ou mesmo no supermercado. Pense com antecedência sobre o que pretende comer e nunca deixe a fome crescer, desta maneira você evitará escolher os alimentos somente pelo cheiro e sabor, esquecendo da importância da nutrição.

3. Mantenhas os legumes, frutas e verduras já prontos

Eu escuto muitas pessoas dizerem que não acham prático comer frutas, legumes e verduras por levarem tempo para serem higienizados e preparados. Assim que chegar do supermercado, faça uma preparação prévia destes alimentos, separando-os em pequenos potes e mantenha-os na geladeira. Na hora que for realizar a refeição, tudo já estará prático e você não terá problemas para montar seu prato.

4. Compre uma mochila térmica

Se a sua dificuldade em ter refeições saudáveis está no fato de que você trabalha fora e muitas vezes precisa se alimentar em restaurantes, padarias e bares, esta dica pode lhe ajudar.

Fica complicado levar alimentos para o trabalho ou quando saímos de casa até mesmo por não ter como conservá-los. Compre uma mochila para colocar suas frutas ou refeições leves e prontas como saladas e grelhados. Desta maneira, mesmo que não encontre um local adequado para comer, você já terá levado tudo o que precisa para lhe alimentar bem.

5. Procure serviços ou locais especializados em refeições saudáveis

Tudo na vida é uma questão de rotina, incluindo comer de maneira equilibrada, tomar bastante água ou mesmo fazer uma atividade física. Se ainda assim você tiver problemas em preparar refeições por conta própria, existem diversas empresas que montam pratos saudáveis e os vendem congelados ou mesmo já prontos para consumo. Talvez você tenha um custo mais alto do que comprar seus alimentos e prepará-los, porém, neste caso, você terá bastante comodidade e praticidade no dia a dia, o que talvez valha a pena quando comparado a comer fora de casa!

6. Lanches e sucos podem ser uma alternativa

Devemos comer de maneira equilibrada diariamente, mas caso não tenha opção, troque a refeição ruim por um lanche saudável ou mesmo por um suco de frutas batido com iogurte ou leite. Não é uma dica para se fazer todos os dias, mas na ausência de algo melhor, fazer pequenos lanches pode suprir aquela refeição e, num período mais tranquilo, você poderá comer de maneira mais equilibrada.

Falta de tempo e falta de praticidade são as principais queixas daqueles que tentam ter uma alimentação mais saudável e muitas vezes não conseguem. Siga algumas de nossas dicas para buscar mais qualidade de vida e mais saúde pra você e sua família.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *